pt | eng





apoie a construir o #verasfloripa
 1                       
 
                                    
                                 sobre          programas          eventos          agenda          iniciativas          visite          loja             













um centro cultural
para floripa...



em construção,
na Ilha de florianópolis.



O Centro Cultural Veras (CCV) será um espaço singular no Brasil. Edificado por uma associação sem fins lucrativos, suas atividades educativas, culturais e sustentáveis serão realizadas em edifício de 1.139m2, situado em via estratégica, com acesso a todas as regiões da cidade. A iniciativa está entre as primeiras inteiramente construída na região sul do Brasil, o que contribuirá ativamente com seu desenvolvimento.

Com vocação para responder a demanda de espaços culturais na região, o CCV reforça sua singularidade do CCV com um programa estruturado sobre arte, yoga, educação e sustentabilidade. Cada um dos quatro pilares responderá pela realização de exposições de arte, debates, práticas de yoga e meditação, residências de artistas, kirtans, cultivo de sistemas agroflorestais, cursos livres de educação ambiental, além de iniciativas extramuros, que promoverão diálogos atemporais e valores inclusivos.

Espaço múltiplo e transdisciplinar, o Veras produzirá encontros entre arte contemporânea e práticas ancestrais, inscritas na milenar cultura do yoga. Entre suas ações comunitárias – a exemplo de VerasCidade, realizada em praias, praças e escolas da região – muitas aproximarão o experimentalismo e a carga inventiva da arte com modalidades integrativas, difusas por ações de sustentabilidade e cidadania, o que equivale a contribuir com a estruturação de existências, a promoção de cuidado, a contemplação e o convívio com a essência da vida.



...

estruturado sobre quatro pilares 





A milenar cultura dos Vedas reconhece arte, yoga, filosofia e ciência como quatro práticas fundamentais no processo de emancipação, facilitadoras na execução de dharma (comumente traduzido por justiça, ação ética, dever, espiritualidade), ahimsa (não-violência) e satyam (verdade), esta última sinônimo de Veras.
Farol conceitual do CCV, os quatro campos geradores de liberdade e autoconhecimento foram revistos, de maneira a considerar filosofia como educação e ciência como sustentabilidade. Trata-se de pontes que conectam mundos e tempos remotos, fortalecem ações colaborativas e aproximam comunidades heterogêneas.
Verass.f.pl. A realidade; as coisas que são reais, verdadeiras. Com todas as veras. De maneira sincera; com a toda a verdade possível: falou com todas as veras. loc.adv. Às veras. Verdadeiramente; com muita sinceridade: seu argumento foi colocado às veras. (Etm. fem. pl. de veros)
Os projetos de arquitetura e paisagismo foram concebidos pelos escritórios Terra e Tuma - arquitetos associados e Gabriella Ornaghi - arquitetura de paisagem, ambos de São Paulo. Para os arquitetos do Terra e Tuma, "o convite para integrar a equipe de realização do Centro Cultural Veras é de enorme relevância. O altruísmo do projeto e a localização privilegiada do sítio apresentam-se como uma oportunidade ímpar na história da construção da cidade." Entre os espaços concebidos para acolher as atividades educativas e culturais, constam salas de exposições e projeção, hortas verticais e um pomar na cobertura do edifício, assim como salas para meditação, yoga e atividades educacionais. 

Conforme declaram as arquitetas do escritório de paisagismo, "a intenção foi a de criar uma unidade de produção de alimentos e serviços ambientais, sem que a beleza cênica fosse comprometida.” Com isso, os projetos de paisagismo contarão com o cultivo de plantas nativas, essencial para o desenvolvimento de atividades educativas, realizadas com o público regional e os visitantes que passam pela cidade todos os anos.








Av. Vera Linhares de Andrade, s/n - Córrego Grande
Florianópolis - Santa Catarina - 88034 - 700


imprensa 
notícias